QUINTA - QUestões sobre o INSS que Todos deveriam pensar antes da Aposentadoria

 

     1. Motivação

Férias        Se a vida fosse uma semana, a aposentadoria com certeza seria o fim de semana. E como na vida, se você só começa a se preocupar com ela em cima da hora (na sexta) pode ser tarde demais. O espirito do Quinta é ajudar as pessoas a pensar sobre seu futuro em tempo hábil.

Para começar quero dizer que não sou despachante! Sou apenas uma pessoa como você, que por acasos da vida, acabou ficando a par de algumas particularidades financeiras da legislação que rege as aposentadorias do INSS e, as vezes, não são atentadas por nós. Este site tem por objetivo compartilha-las. Se elas forem úteis e ajudarem a melhorar sua aposentadoria ou a reduzir o desembolso que você está fazendo para obtê-la ficarei feliz. 

O aqui exposto já foi usado pela minha empregada, minha esposa, por mim e por uma amiga com sucesso. As questões são válidas na legislação atual que possivelmente irá mudar em 2015 com a entrada do novo presidente. Portanto elas valem com certeza para quem está perto de se aposentar. Para quem ainda tem muitos anos de contribuição vale acompanhar as mudanças e verificar no futuro de que forma elas vão impactar nas questões abaixo.

Ressalto que são apenas opiniões pessoais embasadas na legislação. Você terá sempre a indicação de como fazer, por conta própria, suas contas e ratificar as conclusões.

    2. As questões

2.1  Quem não pagou pelo teto nos últimos 5 anos e está perto de se aposentar pode aumentar sua aposentadoria, sem gastar nada e sem risco.

2.2  Quem sempre pagou pelo teto pode pagar os últimos 4 anos pelo mínimo do INSS sem prejuízo no valor de sua aposentadoria.

2.3 Para quem vai começar a pagar, quanto mais perto dos 45 anos melhor! 

2.4  Quem está perto dos 60 anos (ou tem mais de 60 anos) e ainda não tem 180 contribuições (15 anos) mas tem buracos (começou a contribuir a mais de 15 anos e deixou de pagar alguns meses) deve avaliar a possibilidade de se aposentar imediatamente sem gastar nada e sem risco. 

2.5 Quase sempre vale a pena tapar buracos. Quem está perto da quantidades de contribuições necessárias para se aposentar por tempo de contribuição (35 anos seguidos = 420 para homem/30 anos seguidos = 360 para mulheres) mas tem buracos (meses em que não pagou a contribuição) deve avaliar a conveniência de preencher estes buracos e se aposentar o quanto antes.

2.6  Nunca vale a pena adiar a aposentadoria para aumentar o fator previdenciário.

2.7 Para quem contribui a muitos anos pelo mínimo, quando é o momento mais adequado de passar a contribuir pelo máximo?