21B3 – Descobrindo quanto você terá de pagar para aumentar suas contribuições  

Para descobrir quanto você terá de pagar deve pegar os 2 relatórios que foram gerados de aposentadoria real e aposentadoria contribuindo pelo topo e obter a diferença entre cada uma das 60 últimas contribuições na coluna salário.

 

imagem 1 

 

No caso acima

 

Mês

Teto

Contribuição atual

Diferença

10/2013

4159

1000

3159

09/2013

4159

1000

3159

...

 

 

 

 

De posse desta lista entre no site http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html (google “GPS em atraso”) de geração de boletos do INSS pelo Windows Explore ou Firefox (no Google Chrome não funciona) e gere os boletos de pagamento para complementações até 5 anos para trás da data atual. Você poderá gerar até 12 contribuições por boleto. Este gerador tem a limitação de só aceitar como valor mínimo a contribuição mínima do mês informado. Por exemplo se você desejar lançar R$ 500 em out/2013 não conseguira e receberá a mensagem abaixo. 

 imagem 2

Se desejar fazer um lançamento de baixo valor terá de ir num posto do INSS. Não precisa agendar, basta chegar e dizer que deseja “fazer uma complementação de contribuições anteriores”. Até 5 anos para traz a complementação sai na hora. Para valores antes disso corre um processo interno e você só poderá pegar algumas semanas depois o boleto.

 

Somando os 5 boletos você terá o valor da complementação que precisa fazer.