21A1 - Obtendo eletronicamente suas contribuições

 1. Ache na Internet as agencias mais próximas de sua casa. Por exemplo acessando http://www010.dataprev.gov.br/enderecoaps/mps1.asp. Obtenha a mas próxima pelo CEP. Esta será sua primeira escolha. Tenha outras opções de reserva pesquisando por UF/Município. Esta lista será usada para ajudar a atendente a achar uma agência do INSS que preste o serviço desejado perto de sua casa. Se você não fizer a lista, como a atendente não conhece sua cidade, a atendente irá sugerir locais muito distantes da sua  residência.

   2. Agende no 135 um cadastramento de CADSENHA (senha de acesso aos dados via Internet).  Tenha em mãos o nº da identidade, CPF, nº do PASEP e a lista de agências de sua preferência.

  3. No dia apresentando a identidade e o nº do PASEP cadastrará uma senha de 4 dígitos.

  4. De posse da senha agora você poderá em sua casa acessar sua lista de contribuições. O browser (programa de acesso à Internet) escolhido é importante. O site funciona bem com Google Chrome e Firefox, mas apresenta alguns problemas no Internet Explorer na Microsoft. No caso abaixo usei o Google Chrome.

  5. Acesse http://agencia.inss.gov.br/e-aps/servico/168 e na tela que aparece clique em atendimento.

Imagem 1  

N   6. Na tela que aparece escreva o seu PASEP e a senha. Indique que deseja ver todas as informações e tecle confirma. (Atenção: Em alguns navegadores a digitação pode ser dificultadas. Use o Firefox como recomendado se possível. Eu testei no Internet Explorer 10 e tive trabalho para digitar o NIT. No Chrome deu tudo certo.

  
imagem 2

7. Na tela que aparece virão as suas contribuições em várias páginas para cada vínculo que você tiver tido com o INSS (locais de trabalho, autonomia e afastamentos por saúde por exemplo)

Imagem 3

8. A única maneira decente que encontrei de capturar os dados foi através do browser do Google Chrome. Da um pouco de trabalho mas é melhor que digitar. Alem disso ficamos com a certeza de não introduzir erros. Para transformar os dados exibidos pela Internet numa tabela dentro de um arquivo do Word faça:

a)  Mande imprimir no Chrome a página com os dados de contribuição.

b)  Altere a impressora (1) escolhendo a opção salvar o arquivo como PDF (2).

c)  Por conta da opção de PDF o botão “imprimir” (3) se torna “salvar” (4).

                  imagem 4

d)  Acione o botão “salvar” e escolha o nome do PDF que será gerado com a impressão.

  9. Após ter feito isso para as diversas páginas de dados dos diversos vínculos, você terá uma lista de contribuições em diversos PDFs.

  110. Falta agora agrupar os dados no Word e depois passa-los para o Excel. Este será o próximo passo.